PRÁTICA DE QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL III


Uma destilação simples envolve evaporação, resfriamento, condensação e coleta do condensado em outro recipiente. A destilação simples é muito útil para separar líquidos com cerca de 100°C de diferença entre seus pontos de ebulição, ou separar líquidos de compostos que não destilam. Sendo assim certas misturas podem ser separadas, usando-se uma destilação simples, realizável numa montagem, como a apresentada nesta figura: Suponha que a mistura é constituída de água e cloreto de sódio dissolvido nela. Ao final da destilação simples dessa mistura, obtém-se, no erlenmeyer:

água + ácido clorídrico.
água.
água + cloreto de sódio.
água + cloro.
ácido clorídrico.
A destilação é um recurso utilizado para separar cada uma das substâncias presentes em misturas homogêneas envolvendo sólidos dissolvidos em líquidos e líquidos miscíveis entre si. Sendo assim, considere o vapor obtido pela ebulição das seguintes soluções: I. água e sal II. água e açúcar III. água e álcool Em que caso(s) o vapor é constituído de água pura?

II e III
I
II
III
I e II
Em um laboratório, 5 g de ácido oxálico foi submetido a uma extração para se determinar seu coeficiente de partição. Sendo assim, a amostra foi dissolvida em 100 mL de água e transferidos para um balão de separação. Logo após foram adicionados ao balão 100 mL de hexano. O balão foi agitado e depois de alguns instantes a fase aquosa foi coletada em um erlenmeyer e titulado com NaOH 2 mol/L, na qual foram gastos 48,6 mL. De acordo com a reação abaixo, calcule o coeficiente de partição para o ácido oxálico em um sistema de hexano/água. C2H2O4 + 2NaOH à C2O4Na2 + 2H2O

P = 6,990
P = 0,143
P = 0,286
P = 3,495
P = 43,74
Uma análise de determinação de coeficiente de partição, foi realizado pesando 0,5 g de ácido caprílico (mm = 144 g/mol) foi submetido a uma extração para se determinar seu coeficiente de partição. Sendo assim, a amostra foi dissolvida em 80 mL de água e transferidos para um balão de separação. Logo após foram adicionados ao balão 100 mL de benzeno. O balão foi agitado e depois de alguns instantes a fase aquosa foi coletada em um erlenmeyer e titulado com NaOH 0,1 mol/L, na qual foram gastos 3,8 mL. De acordo com a reação abaixo, calcule o coeficiente de partição para o ácido caprílico em um sistema de benzeno/água. C8H16O2 + NaOH à C8H16O2Na + H2O

P = 6,51
P = 0,15
P = 4,34
P = 9,76
P = 0,35
A acetanilida, uma amida secundária, pode ser sintetizada através de uma reação de acetilação da anilina, a partir do ataque nucleofílico do grupo amino sobre o carbono carbonílico do anidrido acético, seguido de eliminação de ácido acético, formado como um sub-produto da reação. Sendo assim, ao executar o procedimento de síntese da acetanilida partindo de 9 mL de anilina, considerando a anilina como reagente limitante, podemos dizer que a quantidade de produto formado será igual a: Dados: densidade da anilina 1,02 g/mL; massa molar anilina = 93 g/mol e massa molar acetanilida = 135 g/mol.  

26,6 g
13,3 g
9 g
12,8 g
8,9 g
Quando benzenos substituídos sofrem ataque eletrolítico, os grupos que estão no anel aromático afetam tanto a velocidade da reação quanto a posição de ataque. Ou seja, afetam tanto a reatividade quanto a orientação nas substituições eletrolíticas no anel aromático. Sendo assim, analisando reação de síntese da acetanilida, podemos concluir que:

O grupamento –NH2, ligado ao anel aromático e ativador frente a uma reação de substituição eletrolítica.
A substituição por um eletrófilo ocorre com mais facilidade na posição meta.
O grupamento –NH2 retira elétrons do anel aromático através do efeito de ressonância.
O grupamento –NH2 é um desativador frente a uma reação de substituição eletrofílica aromática.
O grupamento –NH2 em reações de substituição eletrolítica, não influencia a posição dos substituintes.
Páginas: 12